quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Medidas 'antimendigo'?

No lugar da luta por Políticas Públicas que possam dar conta desta realidade a sociedade assume um papel descriminatório,criando medidas 'antimendigos'. Uma forma de mascarar a realidade que está posta tirando da frente da porta de casa, de prédios, de órgãos públicos e particulares seres humanos que encontraram na rua um espaço de moradia. Em muitos casos não por vontade própria, mas por consequência de uma visão capitalista imposta a todos, onde os que nada tem nada são.
É mais fácil ignorar do que lutar por direitos iguais e melhores condições de vida para esta população. Mais fácil fechar portas e janelas para não ve-los dormindo na chuva, sentindo frio e não ouvir pedidos agonizantes de comida e água. Fácil assim é criar medidas como estas, impostas por seres humanos também, que pensam apenas em si prórpios e nas sua vontades.
O que salva a humanidade é que ainda existem algumas pessoas que se preocupam com o bem estar da minoria.

Darlene Cristina Agnoletto

Matéria publicada no site TERRA em 24/02/2010 às 03h42, por FRANCISCO EDSON ALVES.

Fachadas blindadas contra os mendigos

Moradores do Rio criam obstáculos à instalação de população de rua à sua porta
POR FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Os cariocas estão se antecipando às medidas ‘antimendigo’ da Prefeitura do Rio, que, como noticiou ontem O DIA, vem colocando pedras e grades em locais públicos para impedir a instalação de população de rua. Sem esperar que os obstáculos da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) cheguem à sua porta, há quem vede com tijolo e cimento a entrada de imóvel sob risco de invasão ou instale vasos de plantas e grades pontiagudas para afastar ‘vizinhos’ indesejados.
No Edifício Praça da Cruz Vermelha, na Rua Mem de Sá, Centro, moradores espalharam 10 vasos na calçada. “Os andarilhos que ficam na praça fazem de nossas portas seus banheiros. Ninguém aguentava o mau cheiro de fezes e urina, por isso decidimos obstruir o local”, contou uma moradora, que não quis ser identificada. “Entre os mendigos, há assaltantes e viciados”, justificou.

No número 234 da mesma rua, a porta que dá acesso aos sete andares do imóvel do INSS foi fechada com tijolos e é guardada por seguranças, tudo para impedir invasão. Em julho, 20 famílias ocuparam os cômodos, esvaziados após confronto com a polícia. “Todas as manhãs, perdemos um bom tempo limpando a sujeira deixada pelos mendigos”, lamentou Emerson de Aquino, 34, gerente de lanchonete próxima.

No entorno da Rodoviária Novo Rio, no Santo Cristo, empresas de ônibus afixaram grades. Mesmo assim, moradores de rua pulam os obstáculos para dormir em canteiros. Ontem, havia jornais, cobertores e quentinhas no local. A Socicam, que administra o terminal, diz que frequentemente menores se drogam e atacam turistas e motoristas. A empresa pede aos órgãos competentes para que os moradores de rua sejam recolhidos, mas eles sempre voltam.

Ontem, agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública acolheram 72 moradores de rua — 30 menores — na Glória, Largo do Machado, Catete, Parque do Flamengo e Praia de Botafogo. “As operações de acolhimento serão feitas constantemente. Não permitiremos que praças e vias públicas se transformem em moradia para população de rua”, afirmou o coordenador da operação, Marcelo Maywald.

Ação judicial contra as iniciativas

As polêmicas medidas ‘antimendigo’ da prefeitura, como instalação de pedras sob viadutos e obstáculos de ferro sobre bancos de praça, serão alvo de ação na Justiça. O coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do estado, Leonardo Rosa Melo da Cunha, estuda medida judicial para impedir a iniciativa municipal. Particulares também poderão ser alvo de processo.

Para ele, a solução é discriminatória: “As medidas são dirigidas a parcela marginalizada da sociedade, numa espécie de limpeza social. Isso fere os direitos humanos”. A Comlurb não comentou.

Disponível em: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/2/fachadas_blindadas_contra_os_mendigos_65836.html
Acesso em 24 fev. 2010.

7 comentários:

Anônimo disse...

posto este comentario como anonimo para evitar respresalias:

GOSTARIA de saber quando foi a ultima vez que esse Sr Leonardo Rosa Melo da Cunha, abrigou no seio de seu lar: uma parte dessa multidao miseravel que infesta as ruas dessa cidade imunda: e qual foi o menu do almoço : que por acaso ele tenha oferecido a esses pobres diabos; Quanta hipocrisia; queria saber se ja ocorreu, quando esta pessoa sai de seu lindo apto, ja enfiou o pé nos dejetos humanos : deixados por alguns desses seres: POR DEJETOS HUMANOS: ME REFIRO AS FEZES E RESTOS DE DROGAS: sejam realistas: e parem de partenalismo vazio!

Andréia disse...

Contrariamente, a resposta postada acima, penso que "esse Sr Leonardo Rosa Melo da Cunha", não tem o papel de abrigar os "mendigos" em sua casa, nem prover a alimentação com seus recursos próprios, pois devemos enfrentar esta situação de exclusão com políticas públicas, e não com atos de caridade, benemerencia e paternalismo. O Estado e seus governantes, que são eleitos para representar a todos (isso deveria acontecer), devem primar pelos direitos humanos, as politicas públicas deverão ser implantadas para que estas pessoas que são marginalizadas tenham as condições mínimas de sobrevivência. Muitos não querem ver a realidade que está a sua frente, agem de maneira onde culpabilizam o indivíduo pela sua própria condição.
Não sejam paternalistas, não levem os mendigos para dentro de suas casas e nem os alimentem, exijam a execução de programas e políticas públicas que contemplem resgatar a dignidade destes sujeitos.
E que possamos ser críticos frente a esta realidade, mas uma crítica conistente e não com uma fala baseada em um senso comum.

Anônimo disse...

Esperar que o desGoverno brasileiro faça alguma coisa em defesa da populaçao de rua de uma ciadade como o Rio de Janeiro é no minimo esperar que um conto de fadas se realize: e quantas operaçoes de remoçoes de mendigos das ruas ja aconteceram, enviados a centros como o da Ilha de Guaratiba, e esses preferem as ruas e expor suas mazela, agora impedir que a populaçao pagadora de impostos altissimos engula fezes em suas calçadas é no no minimo imoral e HIPOCRITA. "esse Sr Leonardo Rosa Melo da Cunha",como parte ativa de um governo deveria estar fazendo seu trabalho DEFENSOR e atuar para resolver esse problema, nao impedir quem quer se defender. Ha aguns anos atras, morei em uma escadaria antiga e linda do bairro do Catete, que era diariamente usada como privada e local de uso de drogas por essa horda de miserais, espero que os seus pesadelos mais terriveis tenham os levados para bem longe de pessoas honestas e trabalhadoras.

Joana disse...

A responsabilidade do "Sr. Leonardo..." em exigir do executivo que implante políticas sociais, já que as "pessoas honestas e trabalhadoras" pagam os impostos, é a mesma responsabilidade que a minha e a do Sr. "Anônimo" em exigir do governo o cumprimento de seu compromisso junto a classe subalterna.
No entanto, o que fizemos? Apenas votamos e pagamos impostos (quando votamos e pagamos impostos!).
A mudança não deve acontecer somente no Governo, mas principalmente na população, pois enquanto insistirmos em "resolver problemas sociais" de forma repressora e apática, eles irão se mascarar e se transformar em mazelas muito mais dolorosas.

Anônimo disse...

Eu volto aqui para comentar essa noticia pois a HIPOCRISIA me doi nos ossos! como “As medidas são dirigidas a parcela marginalizada da sociedade, numa espécie de limpeza social. Isso fere os direitos humanos” : FERE OS DIREITOS HUMANOS??? agora ser complacente com a miseria extrema e a total falta de respeito com a populaçao ativa de uma cidade NAO é FERIR OS DIREITOS HUMANOS,,??? E esses seres humanos sao respeitados pela classe politica,?? eles tem algum direito??? teem algum dever como cidadoes??? é inacreditavel o nivel da FALSIDADE EM PROL DA POLITICAGEM SORDIDA/ esses moradores de rua como os moradores das favelas : invasores e destruidoras dessa cidade.

Unknown disse...

Acredito muito no potencial das pessoas e este espaço é democrático. Aceitamos que pessoas anônimas venham aqui expor seus ideais, apenas solicito que possamoa manter a classe, pois democracia não rima com baixaria. O Sr. Anônimo é muito bem vindo ao nosso blog.
Nada é levado para o lado pessoal aqui, apenas lutamos por uma sociedade mais justa e igualitária, por isso este espaço está sendo muito bem aproveitado.
O blog foi criado para acolher alunos do Serviço Social e pessoas que tenham interesse em saber mais sobre a nossa profissão e como aceitamos o pensamento de todos gostaria que as pessoas anônimas também aceitassem nossa forma de ver e entender esta realidade que nos está posta.
Obrigado a todos que acessam o blog e continuem postando seus ideais.

Unknown disse...

O darwinismo social está de volta... Quem não pode pagar para morar, viver, estudar, quem não tem a possibilidade de conseguir um emprego( e aqui não me refiro nem mesmo ao subempregos!)não tem vez na nossa sociedade??!!! A criminalização da pobreza não resolve o problema, nem o retorno a "práticas higienistas", nem mesmo contruir muros e guetos... Enquanto uns forem mais cidadãos que outros estas coisas relatadas continuarão acontecendo... Eu acredito verdadeiramente naquilo que a maioria das pessoas diz ser utopia, continuo acreditando que é possível construir um mundo melhor!