terça-feira, 2 de março de 2010

O semestre começa

Mais um semestre começa, para alguns o último, para outros o primeiro. Para a turma que se forma em agosto acredito que será um semestre de muitas angústias, desejos, promessas e renovações. Uma etapa nova da nossa vida que encerra nossas atividades na faculdade, mas nos abre os caminhos tão esperados nestes quatro anos de formação, ser uma assistente social.

O TCC nos aguarda e com ele as expectativas. Expectativas de quem será a supervisora, de como será escrever defendendo o que acreditamos e vivenciamos no estágio, de comos será a apresentação final, como será a formatura, em fim, são muitas expectativas que nos acompanharão até agosoto.

Passei por aqui para deixar as boas vindas a mais este semestre. Que para nós seja a conclusão de tudo o que lutamos e buscamos nestes quatro anos. Para os novos alunos sejam todos bem vindos e tenham certeza que estão no curso certo. Para quem se formou em janeiro, tenham certeza que sentiremos muita falta de vocês e para as colegas que iniciaram conosco acreditem em vocês e lutem por esta conquista.

Abaixo um texto que deixa claro o que o Serviço Social nos proporcionou nestes anos de formação. De braços abertos reverenciamos 2010.

"A ÁRVORE DOS MEUS AMIGOS

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.

Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.

Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre... simplesmente porque: "Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso".

Dai

Um comentário:

Unknown disse...

PESSOAL...ESCREVI ISTO EM INÍCIO DE MARÇO, DE LÁ PRÁ CÁ OUTRAS MUDANÇAS MUITO IMPORTANTES ACONTECERAM... POR ISTO, AINDA PRECISAMOS DISCUTIR ESTE MOMENTO E OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, ENTENDENDO QUE FAZEM PARTE DE UM CONTEXTO. De qualquer forma, não invalida o que já havia escrito, que posto a seguir:
Sol, Assino embaixo, com muito orgulho, da tua retrospectiva do ano de 2009... Sei que cada um de nós gostaria de acrescentar muitas outras coisas e sugiro que todos escrevam... Eu como coordenadora, professora e assistente social me sinto completamente vinculada a este grupo tão valoroso de alunos e professores deste curso! Assim, vivi momentos de muita alegria e emoção, mas também como você mesma citou, momentos difíceis, nos quais predominaram embates que exigiram de todos nós uma unidade, seja naqueles em que a razão deveria predominar (e aí sim temos um fio condutor, teórico e ético, que nos dá um norte), seja nos momentos em que a emoção vem com tudo, (e nestes, o coração fala mais alto!). Portanto a marca deste ano para mim é a da TRANSFORMAÇÃO e do AMADURECIMENTO (no qual o conflito e a contradição são fundamentais para a superação...). Iniciamos com uma crise na Universidade e com debates de fôlego no âmbito da profissão... O EAD foi a tônica de grandes discussões, e sabemos que é só o início! Projeto pedagógico afinado, disciplinas que fomentam as discussões mais contemporâneas, professores que buscam diferentes formas de socializar experiências e conhecimentos e alunos comprometidos e criativos nos levaram a continuar fazendo a diferença... Muitos dos assistentes sociais aqui formados tiveram destaque neste ano de 2009: Ivali passou em 1º lugar no concurso da Previdência em Carazinho assumindo a vaga local; Jaina, já professora da UNIJUÍ e UNICRUZ, foi aprovada em 3º lugar na seleção do doutorado; Rosana aprovada em 5º na seleção do mestrado da PUC, concorrendo com 71 candidatos... Jocenir professor da UNICRUZ conclui mestrado e agora assume sua vaga do concurso na prefeitura de Carazinho... Profª Gio passa em 1º lugar no RS na seleção da SUSEPE. E estas são apenas algumas das histórias que lembrei! No meio disto tudo tivemos a saída de colegas professores que são insubstituíveis (como a Rosângela), mudanças na ULBRA (assume nova reitoria) e continuamos peleando! No final do ano o Congresso da Virada em São Paulo, Oficinas da ABEPSS, mais uma turma se forma e por fim o Fórum Social Mundial... Assim, sei que vamos ter muito ainda para enfrentar neste ano de 2010, com novas emoções e desafios, mas como estava escrito em um dos painéis do Congresso da Virada "[...] só não vi assistente social desistir da luta!"