quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Às Formandas do Serviço Social


É com muita alegria que nos reunimos nesta noite para festejar a tão sonhada conquista de nossa formatura. Num cenário social onde a população é marcada por elevados níveis de pobreza, é evidente que poucos cidadãos são contemplados com a possibilidade de ingressar numa universidade e concluir sua formação, nesse sentido somos privilegiadas e vitoriosas, pois conseguimos superar os desafios que nos foram impostos durante nossa trajetória.
Ao aceitar o convite e assumir o compromisso de ser oficialmente a oradora da turma, muito me passou pela cabeça, sobre o que dizer neste momento. É certo que deveria servir-me de simples e poucas palavras, mas que pudessem expressar a emoção, felicidade e satisfação que hoje toma conta de nós, ao concluirmos a graduação em Serviço Social.
Recordando as palavras do pensamento de Platão que “toda grande jornada começa pelo primeiro passo”, recordo também do nosso primeiro passo, que foi dado em 2006, com exceção da Ita, que já estava na Ulbra e nos recebeu em nossa chegada, Quando fizemos esta opção estávamos cientes que muito teríamos que renunciar para alcançar nossos objetivos, mas de tudo, o mais difícil seria abrir mão da companhia daqueles que tanto amamos. Como foi difícil para nós e para vocês! Mas é com muita honra e com sincero sentimento de agradecimento que vemos hoje seu sorriso, pai, mãe, irmãos, esposo, filhos, namorados e namoradas, agora inundado de profundo orgulho. Nossa ausência foi necessária para que hoje pudéssemos compartilhar esse momento.
É com esse sentimento de gratidão, que nesse momento me faço porta voz de minhas colegas para agradecer de um modo especial aquelas pessoas que fizeram a diferença na trajetória de cada uma.
Darlene, sempre polemica, causando e contribuindo, movimentando a turma, seus pontos fortes, são a fidelidade e sinceridade. A Daí pede para deixar um agradecimento especial a Re, amiga de todas as horas que nunca deixou de confiar e dizer que sou capaz sim. A Andréia que muito ajudou e fortaleceu nesse processo, amizade que com certeza mudou o que sou hoje. Para Fernanda (in memorian) que deixou a certeza de viver uma vida plena, você faz muita falta, e ainda a todos que de uma maneira ou outra contribuíram para que o sonho se tornasse realidade.
Franciele, a mais quietinha da turma, vaidosa e delicada, deixou marcas na comunidade escolar de Chapada, com seu estágio num dos campos mais atuais do Serviço Social. Foi certamente um desafio e um aprendizado importante. A Fran agradece sua família pelo apoio e incentivo que a fortaleceu para ir em busca e lutar por um ideal, ao seu namorado pelas palavras de incentivo, carinho e compreensão, pessoas que amo. Aos demais, amigos e colegas que estiveram ao meu lado, enfim obrigada a todos por tudo
Itamara, filha, mãe, e esposa zelosa, segundo seu esposo briga no troco até pelos centavos, dedicada em tudo o que faz, nos estudos não poderia ser diferente, seu caráter e respeito pelo ser humano refletiu no seu estágio no trabalho com pessoas com deficiência.
Sinandra, sempre puxando a frente com a Dai, movimentando o Serviço Social, mobilizando a participar de seminários, congressos, mexeu com a turma do serviço social, convidando e propondo, é do tipo que puxa os colegas.
Cada uma de nós tem características singulares, porém temos também um sentimento e um desejo comum, o de ser assistentes sociais, trabalhar com a questão social. Hoje mais maduras e esclarecidas, com idéias polidas, vemo-nos como num reflexo, ainda que imperfeito, da faculdade que nos acolheu e nos transmitiu o conhecimento necessário para exercermos a profissão de assistente social, além de conceitos éticos, de retidão, amor, humildade e responsabilidade sempre presentes quer seja em sala de aula, ou fora dela. Não temos dúvida de que nesta faculdade encontramos pessoas com estas qualidades. Algumas delas são nossos homenageados e estão neste palco. Outros estão sentados na platéia nos assistindo. Infelizmente, não é possível homenagear a todos. Mas saibam que somos gratos a todos, professores, funcionários da Instituição, e colegas.
Concluindo temos muito para recordar de nosso tempo na faculdade e muitas pessoas especiais guardadas no coração. Esse momento, que também é marcado pela saudade fica como tesouro, as aulas, os passeios, a partilha dos sonhos, os gestos encorajadores, a torcida, o companheirismo... E sobretudo a mensagem de que vos deixo, palavras do compositor Gonzaguinha: devemos ter “fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será”. Muito Obrigada!

Um comentário:

Serviço Social é Legal disse...

Muita emoção relendo o que tentamos traduzir neste dia tão especial para todas. Acredito que este grupo de formandas conseguiu adquirir, neste tempo de convivência, um sentimento único e forte que, este sim, traduz a nossa emoção. Conquistamos neste pouco tempo de convivência diária na busca pela formatura, pela conclusão do tcc e pelo início de uma nova caminhada, agora fora da universidade e daquele mnundo que muito nos possibilitou, uma amizade e uma ingenuidade que não existiam antes. Nos unimos para que aquele momento fosse apenas nosso e único. Lutamos e desejamos estar ali, naquele palco e sermos alvos de lágrimas, de emoção e de muitos agradecimentos. Hoje, 14 dias depois da formatura, deixo meu muito obrigado à todas e não canso de dizer que sentirei saudades, não só deste grupo, mas de todas e todos que passaram por nós nestes quatro anos. As vezes, durante o dia, me pego ouvindo algumas risadas e lembrando de algumas conversas. Muito aprendi nestes quatro anos e meio e esta emoção não muda quando nos formamos, ela reacende para que eu possa, agora, com a certeza da profissão que escolhi, lutar por um mundo melhor, onde as pessoas possam ser pessoas acima de tudo.
Amo todas vocês.
Dai