quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Oficina de Reciclagem




Já a algum tempo eu esperava a oportunidade de participar da oficina de reciclagem promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Município de Ijuí. Na última sexta feira (dia 11/11), a oficina foi realizada no espaço de reunião do qual participo (assessoria para construção e organização de catadores de materiais recicláveis, através da Incubadora de Economia Solidária da Unijuí).
Confesso que a oficina me fez refletir muito sobre o lixo gerado em minha casa, e sobre a maneira como conduzimos o que determinamos como “lixo”. Em cada momento de reunião saio com a certeza de que aprendi algo novo, seja pelas experiências de vida das pessoas com quem trabalhamos, seja com as oficinas elaboradas e executadas pelos técnicos.
A Bióloga Ligia Vanessa da Silva, estagiária da pós-graduação na SMMA conduziu os trabalhos onde o público pode conhecer do lixo (diversas embalagens), quais os materiais que os constituem, qual a forma ideal de descarte para cada matéria, e qual é o tempo de decomposição de cada material se jogado ao meio ambiente, em aterros sanitários a céu aberto como fazemos desde.... bom , desde sempre.
No momento também nos foram apresentado os EcoPontos instalados no Município (espaços destinados a coleta de lâmpadas fluorescentes, vidros e pneus), a Bióloga comentou ainda que embora já seja Lei que materiais como lâmpadas devem ser recolhidas pelas empresas que vendem o produto, esse processo ainda está em fase de implementação, por isso o Município faz a coleta através do sistema de EcoPontos.
Quanto ao material orgânico, temos a possibilidade de fazermos a compostagem, (com cascas de frutas, verduras, erva mate), porém, a Bióloga chama a atenção para não utilizarmos na compostagem restos de comida, pois o sal altera o processo de decomposição e o resíduo acaba chamando Ratos e baratas.
Mais que reconhecer os produtos e sua maneira ideal de descarte, aprendemos que existe uma gama enorme de materiais que podem ser recicláveis, e que esse processo gera trabalho e renda para muitas famílias deste e de muitos outros municípios. Recomendo a oficina, por que os catadores já conhecem os materiais, que são sua fonte de renda, mas todo o resto da sociedade precisa ter acesso á informação do destino correto, para fim de auxiliar na reciclagem, que é um processo importante de sustentabilidade. Temos que diminuir o discurso ecológico e aceitar que precisamos sim ser educados para um planeta sustentável, que sabe equilibrar–se no tripé ambiental (cuidado com o planeta), social (dignidade humana) e financeiro (resultado econômico). Estou longe de ser uma estudiosa no assunto, mas confesso que fiquei muito instigada a aprofundar meus conhecimentos sobre o “lixo”, se algum comentário meu foi equivocado, por favor, faça parte do Blog propondo, sugerindo e compartilhando.

Dicas relacionadas ao assunto:
http://www.ijui.rs.gov.br/secretaria/index/8
http://www.ipam.org.br
www.ecoblogs.com.br
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm
http://www.ambientebrasil.com.br/
http://www.greenpeace.org/brasil/
http://www.wwf.org.br/
http://ecoamigos.wordpress.com/
http://artereciclagem.blogspot.com/
http://atoconsciente.blogspot.com/
http://www.eco4planet.com/pt/
http://www.cempre.org.br/cempre_institucional.php
http://www.reciclagem.pcc.usp.br/
http://www.papelsolidario.org.br/
http://www.reciclaveis.com.br/

Por Solange Berwig

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber o que eu poderia montar com um plático referente ao curso Serviço Social, algo q simbolize o curso.

Serviço Social é Legal disse...

Bom dia, se você pensa em usar materiais reciclados para montar algo, acho que a idéia de um globo montado com jornal (para fazer o volume) e talvez sacolas plásticas coloridas, verde azuis para dar o efeito de globo ficaria interessante. Poderia ainda colocar frases e /ou imagens que representam nosso objeto de trabalho ou nossa intervenção.

Juliana Fábia disse...

Boa noite. Muito boa sua iniciativa, mas recomendo a leitura do texto do Ivo Tonet, Educação e meio ambiente, para ampliar a sua visão crítica sobre o assunto. Obrigada!