quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Oficina - Ética em Movimento



Realizou-se nos dias 30/09, 01 e 02 de Outubro, a oficina ÉTICA EM MOVIMENTO, realizado pelo CRESS 10ª Região em conjunto com o NUCRESS de Ijuí, com o apoio do Curso de Serviço Social da UNIJUI. O evento foi realizado na sede da FIDENE sala 311 tendo como público Assistentes Sociais da região Noroeste.
O curso teve como mediadora a Assistente Social Neurides Bianchini, que conduziu os trabalhos ao longo dos três dias de forma instigante e propositiva, nos chamando a atenção para a não acomodação e para a continuidade da formação e capacitação afim de trabalharmos em consonância com o projeto ético-político do Serviço Social. O espaço de formação oportunizou debates importantes e momentos reflexivos acerca do fazer profissional.
Os trabalhos foram divididos em módulos conforme a bibliografia de estudo utilizada, com uma metodologia de construção conjunta/coletiva dos temas (cadernos):

ÉTICA e Sociedade
Traz além de outras considerações importantes sobre os aspectos éticos, a necessidade de atitudes críticas, de efetuar reflexões éticas. Reflete e esclarece sobre a vida cotidiana e moral, moral e sua construção histórica, concepção de homem como sujeito dotado de capacidade para o trabalho, e cultura, como ser de projetos e ainda o homem como ser livre, ou melhor, a liberdade como capacidade humana.

ÉTICA e Práxis Profissional
Resgate sobe o que é afinal ética profissional, a interface do Serviço Social, a ética profissional e outras histórias; a ética e a renovação profissional do Serviço Social, o projeto ético-político e o Serviço Social no cenário atual, aspectos da ética, cotidiano e práxis profissional.

ÉTICA e instrumentos processuais
Oportuniza a reflexão, sobre a recomposição dos direitos violados, como fase do processo ético; sobre o processo ético como fase pré-processual e fase processual, procedimentos e modelo do processo ético e os principais problemas da natureza processual.

ÉTICA e Direitos Humanos
Aborda a concepção de Direitos Humanos, sua história no Brasil e no mundo; reflete e relaciona os Direitos Humanos e o projeto ético-político do Serviço Social.

Os quatro cadernos acima apresentados, e que tivemos a oportunidade de estudar, são do Curso de Capacitação Ética para Agentes Multiplicadores, curso o qual “objetiva uma formação básica que responda, de modo fundamentado, às demandas éticas postas ao conjunto CFESS/CRESS, especialmente: a fiscalização do exercício profissional, o trabalho das Comissões de ética, a implementação do Código de ética, a ação educativa/preventiva e a publicação do posicionamento ético-político inscrito no projeto ético-político profissional”. (CFESS, 2003, p.8).

Como Assistente Social, recém formada, particularmente, faço uma avaliação positiva, refletindo sobre a importância de estarmos em constante formação, reflexão e estudo, afim de não perdermos de vista os pressupostos ético-políticos que norteiam a ação profissional.

Nenhum comentário: