terça-feira, 6 de abril de 2010

Somos um país livre ou vivemos as sombras dos governantes?

Trago abaixo uma entrevista feita por Fábio Zanini, 33 anos, jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), com mestrado em relações internacionais pela School of Oriental and African Studies (Soas), da Universidade de Londres.
Fábio tem um blog no site uol, entitulado PÉ NA ÁFRICA: O CONTINENTE DE PONTA A PONTA e no blog traz uma entrevista com David Bahati, deputado do partido governista em Uganda, autor de um projeto de lei que tem grandes chances de ser aprovado e prevê a criminalização da homossexualidade.

"Uma das penas previstas, para “homossexuais seriais”, é pena de morte. Também pede morte para o gay que tiver relação sexual com um menor de 18 anos ou deficiente físico.

Bahati não é apenas um radical isolado. Sua posição é sintomática de um fenômeno que cresce na África, o da homofobia. Leia e tire suas conclusões.

PÉ NA ÁFRICA - Por que a família tradicional de Uganda está sob ameaça?

DAVID BAHATI - Nossa tradição diz que a família é chefiada por um homem e uma mulher. Se nós não protegermos isso, há o perigo de termos famílias chefiadas por dois homens, ou duas mulheres. Temos nossos valores. Isso não inclui a homossexualidade. Nós acreditamos que a pessoa não nasce com isso. É algo que é aprendido, e tudo que é aprendido pode ser “desaprendido”. É como aprender a fumar. Eventualmente, se torna um vício. As pessoas aprendem a abusar das drogas.

PÉ NA ÁFRICA - O sr. está dizendo que as pessoas ficam viciadas em homossexualidade?

BAHATI - As pessoas aprendem [a serem gays] e ficam viciadas nisso.

PÉ NA ÁFRICA - E é possível “desaprender” a ser homossexual?

BAHATI - Elas podem “desaprender”, podem ser curadas.

PÉ NA ÁFRICA - O sr. diz isso baseado em quê?

BAHATI - Há muita evidência disso. Há cientistas que estudaram isso.

PÉ NA ÁFRICA - O sr. pode citar um?

BAHATI - Há um sueco, que investiu muito dinheiro no estudo disso. Mas há outro ponto: se você é homossexual, você tem três vezes mais chances de contrair HIV do que um ser humano normal.

PÉ NA ÁFRICA - Quem diz isso?

BAHATI - Pesquisas sobre a Aids. Além disso, a homossexualidade pode reduzir a expectativa de vida em quase 20 anos. Você pode destruir seu reto. Alguns precisam usar fraldas, como crianças.

PÉ NA ÁFRICA - O sr. também tem evidência científica disso?

BAHATI - Há evidência abundante. Você pode pesquisar em qualquer boa biblioteca, na internet.

PÉ NA ÁFRICA - O sr. pode me dar o nome de um cientista?

BAHATI - Posso te mandar depois. Não tenho aqui agora.

PÉ NA ÁFRICA - A vida sexual não deveria ser uma questão privada?

BAHATI - Em Uganda, há uma tendência que ameaça nossas crianças. Vemos pessoas usando dinheiro para recrutar crianças em escolas e promover uma agenda de homossexualidade. Qualquer sexo entre homem e homem não é sexo, é abuso do sexo.

PÉ NA ÁFRICA - Muitos países avançados vivem bem tendo gays, como EUA, Canadá, países europeus. A sociedade deles não parece ameaçada. Por que seria diferente em Uganda?

BAHATI - Não é certo que o tecido moral dos EUA, Reino Unido ou África do Sul esteja bem. Não está. Foi totalmente destruído.

PÉ NA ÁFRICA - Por quê?

BAHATI - Se o homem se desvia do caminho para o qual Deus o criou, há algo de errado. Deus nos criou para nos casarmos e para a procriação.

Escrito por Fábio Zanini às 13h34"

Creio que isso seja apenas uma amostra do que o mundo ai fora tem de perverso e preconceituoso. Todos temos o direito de escolha sim, mas isso não concretiza-se em todos os países do mundo. Em preparação para cediar a Copa do Mundo, a África mostra seu lado cruel onde os seres humanos podem ser condenados a pena de morte por sua opção sexual.
Alguns fatos, como este, nos levam a pensar que vivemos em um país livre, chamado Brasil. Aqui ainda é grande a homofobia, mas as pessoas ainda podem viver e ser felizes sendo o que realmente são. Não precisamos nos esconder atrás de sombras governantes que usam do seu poder para impor regras a sociedade.
Será que o Brasil é um páis tão rui assim? Enquanto Assistentes Sociais qual é o nosso papel frente à estas demandas?

Acessem o blog no UOL: http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/

DAI

Nenhum comentário: